Lifting facial por vídeo: ritidoplastia endoscópica no Rio de Janeiro e Brasília
O Lifting Facial por Vídeo: Ritidoplastia endoscópica rejuvenesce a face sem incisões no rosto, com resultados naturais e rápida recuperação.
O lifting facial endoscópico nasceu da necessidade de realizar cirurgias com incisões reduzidas ou inexistentes na área a ser tratada. Inicialmente a cirurgia endoscópica foi descrita para retirar a vesícula biliar e depois estendeu-se a outros órgãos e especialidades, chegando finalmente à cirurgia plástica.
Pacientes sem excesso de pele, porém com flacidez, nos quais uma cicatriz de lifting facial era indesejável e injustificável, necessitavam uma alternativa para tratar o defeito principal que era flacidez nos tecidos profundos, nascendo assim o lifting facial endoscópico, inicialmente realizado por Konstantin Vasyukevich e posteriormente aperfeiçoado por Baker, Bohorquez, Rivera Citarella, Badim, Casagrande e outros.
Indicações do lifting facial endoscópico
O lifting facial vídeo-endoscópico está indicado em pacientes jovens (30-55 anos) que tenham flacidez dos tecidos profundos da face, ocasionando sulcos marcados (bigode chinês), porém não pode haver excesso de pele. Também aplicamos a vídeo-endoscopia em todo lifting facial aberto para um melhor reposicionamento e projeção do terço médio da face. A tração superior desta região é muito difícil pela técnica aberta sem incisões extensas na região temporal.
A cirurgia plástica endoscópica posteriormente estendeu a sua aplicação a outras cirurgias para torná-las mais seguras em termos de revisão da hemostasia (verificação da ausência de sangramento). Temos como exemplo as próteses de mama via axilar, nas quais era muito difícil localizar um vaso sanguíneo sangrando fora do alcance da visão direta do cirurgião, à rinoplastia e às próteses de glúteo.
Tipos de Ritidoplastia Endoscópica
Existem basicamente dois tipos de lifting facial videoendoscópico:
- Lifting endoscópico to terço superior
- Lifting endoscópico do terço médio
Ritidoplastia Endoscópica do terço superior da face (Frontoplastia Endoscópica)
A indicação principal da frontoplastia endoscópica é a elevação dos supercílios e tratamento das marcas de expressão na região frontal. Nesta cirurgia além de realizarmos a elevação das sobrancelhas, podemos realizar pequenos cortes nos músculos da expressão frontal e acima do nariz, que ocasionam rugas verticais e horizontais na testa que conferem à pessoa um aspecto de face muito séria ou ar de pessoa constantemente brava. Neste procedimento são feitas três incisões verticais de 1 cm atrás do pé do cabelo na região da testa.
Ritidoplastia endoscópica do terço médio da face
O lifting endoscópico do terço médio está indicado para pacientes mais jovens e cuja queixa fundamental seja flacidez e perda de volume do teço médio da face, associada à sulcos naso-lábio-genianos profundos (bigode chinês), acompanhados ou não de queda do ângulo da boca e sem flacidez cutânea, nem excesso de pele. Nesta cirurgia, realizamos as incisões no couro cabeludo na região temporal (lateral da testa) e descolamos o terço médio da face, o qual é elevado através de um dispositivo chamado Endotine ou suturas ou uma agulha especial e fios de sutura inabsorvíveis (Ethibond).
Como é feita a cirurgia de rejuvenescimento facial (lifting) endoscópica?
- É necessário jejum absoluto de no mínimo 8 horas.
- Administramos anestesia: local com sedação ou geral, dependendo do caso.
- Assepsia e anti-sepsia com clorexidina degermante a 4%
- Infiltramos a face com solução de Lidocaína + soro fisiológico + adrenalina para diminuir o sangramento.
- Através de pequenas incisões dentro do cabelo, introduzimos um instrumento óptico de 3 mm de diâmetro, ligado a uma mícro-câmera e conectado a um monitor de vídeo de alta resolução e a uma fonte de luz de xenon.
- Realizamos o descolamento dos músculos e tecidos profundos da face, seja acima ou abaixo do periósteo (técnicas sub ou supra-periostal), dependendo do caso.
- Após o descolamento, realizamos pequenos cortes nos músculos da região frontal para diminuir as marcas de expressão.
- Elevamos e fixamos os tecidos profundos com suturas ou dispositivos especiais (Endotine). Fechamos as feridas operatórias e aplicamos curativos e bandagens elásticas.
- Este tipo de cirurgia pode ser associado ao lifting clássico do terço médio (aberto), isto nos permite resultados mais duradouros e naturais, com reposicionamento volumétrico do terço médio, que não é possível com a técnica clássica.
Quem é o profissional mais indicado para realizar o lifting facial endoscópico?
Embora profissionais de outras especialidades estejam fazendo cursos de final de semana e filiando-se a pseudo-socidedades de “cirurgia plástica facial”, somente um cirurgião plástico certificado e membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica reune as condições técnicas suficientes para executar esta cirurgia com segurança e resultados naturais. Prefira sempre um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Veja mais informações sobre Lifting facial clicando aqui
Deixe seu comentário ou dúvida