Toxina Botulínica Tipo A: BOTOX®, DYSPORT® Rio de Janeiro e Brasília. Estes medicamentos paralisam temporariamente os músculos da face: previnem rugas e marcas de expressão que com o tempo levam a rugas definitivas.
A Toxina Botulínica Tipo A ficou Conhecida mundialmente como BOTOX® (nome comercial do medicamento original desenvolvido pelo laboratório Allergan), porém que conta com outros fabricantes extremamente confiáveis e com outros nomes como o DYSPORT® do laboratório Galderma.
Como se formam as rugas e marcas de expressão?
As rugas faciais permanentes são fraturas da pele ocasionadas pela fadiga das estruturas de suporte (fibras elásticas e colágenas) que não resistem o fato de dobrar sempre no mesmo lugar. Similar ao que acontece com uma lâmina de aço, a nossa pele se for dobrada muitas vezes no mesmo lugar acabará quebrando. Isto é muito importante que seja entendido, pois a toxina botulínica não corrige as fraturas cutâneas que já foram formadas; para tratar este tipo de rugas, é necessário realizar uma combinação de procedimentos conjuntamente com a toxina: preenchimentos, peelings ou rejuvenescimento com Laser.
Indicações estéticas comprovadas da toxina botulínica tipo A
- Prevenção de rugas e sulcos e atenuação das já existentes
- Método complementar para melhorar o resultado de cirurgias como o lifting facial e a blefaroplastia
- Tratamento não cirúrgico de rugas e bandas no pescoço
- Correção da exposição excessiva da gengiva ao sorrir (sorriso gengival)
- Tratamento da hiperidrose (suor excessivo) axilar, palmar e plantar.
A Toxina Botulínica é permanente ou definitiva?
NÃO, durabilidade aproximada de 4 a 6 meses para a primeira aplicação e com o uso continuo de 8 meses a um ano, devido a atrofia progressiva dos músculos tratados (isto quando aplicada pela técnica que nós utilizamos: um frasco por paciente). Alguns profissionais para oferecer em teoria preços mais “baratos” diluem a toxina e dividem um frasco para vários pacientes, o que diminui a durabilidade do procedimento, já que são aplicadas menos unidades por ponto.
Necessidade de “Retoques”?
Normalmente não. A toxina deve ser aplicada uma vez por cada período de 3-6 meses e a injeção a intervalos curtos cria anticorpos, vacinando o paciente contra a toxina e diminuindo a efetividade a longo prazo. Recentemente foi lançada ao mercado uma nova toxina do laboratório BIOLAB com o nome comercial de XEOMIN® desenvolvida na Alemanha e que segundo os estudos clínicos, mostrou ter menor capacidade de produzir anticorpos, permitindo assim re-aplicações com intervalo mais curto sem produzir o efeito de vacinação.
Valor do procedimento
Depende do caso, já que os medicamentos de marca, são caros, o custo depende da quantidade de unidades necessárias para tratar cada paciente.
ADVERTÊNCIA: Os melhores resultados em vinte anos de uso da toxina botulínica os temos conseguido com os medicamentos de laboratórios conceituados e com as marcas BOTOX® e DYSPORT®; sua eficácia está comprovada por estudos científicos em larga escala e por tanto são bastante confiáveis. Existem profissionais que realizam este procedimento supostamente com “baixos custos”, utilizando uma toxina botulínica produzida na China e cuja segurança e efetividade não foram comprovadas por estudos científicos. Recomendamos cautela com estas “promoções”.
Deixe seu comentário ou dúvida