
A Rinoplastia estruturada, traz o perfeito equilíbrio entre beleza e função. Quando realizada por um profissional bem treinado, traz resultados surpreendentes. Em Brasília realizamos esta cirurgia desde 2006.
Breve história da rinoplastia
A rinoplastia existe desde tempos remotos. O papiro de Ebers de 1550 A.C. mostra que os egípcios já realizavam cirurgias para tentar reparar lesões nasais. Em 6oo AC o cirurgião indiano Sushruta publicou o tratado Sushruta Sahmita, onde descreve um retalho para reconstruir o nariz em mulheres que tinham os seus narizes amputados como forma de punir a infidelidade. Este retalho com algumas modificações é utilizado até hoje. Em 1597 o cirurgião italiano Gaspare Tagliacozzi publicou o que pode ser considerado como o primeiro tratado de cirurgia plástica, onde descrevia técnicas de reconstrução nasal. Em 1814 o cirurgião inglês Joseph Constantine Carpue aperfeiçoa as técnicas de reconstrução nasal para tratar feridos na guerra contra Napoleão Bonaparte.
O termo Rinoplastia foi acunhado pelo cirurgião alemão Karl Ferdinand Von Gräfe em 1918 na sua monografia “Rhinoplastik”. Em 1875 Emil Zuckerkandl descreve detalhadamente a anatomia nasal.
A rinoplastia moderna começa em 1887 quando o cirurgião americano John Orlando Roe publicou um trabalho descrevendo a endo-rinoplastia (rinoplastia fechada) e foi o primeiro a utilizar fotos pré e pós-operatórias. Já em 1933 o Cirurgião Emil Rethi descreve sua técnica de rinoplastia aberta para a correção da ponta nasal, combinando incisões internas e uma pequena incisão na columela. Esta técnica foi aprimorada posteriormente pelos cirurgiões americanos John Tebbets, Gregory Peck, Jack P. Gunter, Rod J. Rochrich e outros, entre eles os brasileiros Aymar Sperli, José Carlos Ronche Ferreira, Ronaldo Pontes, Níveo Steffens e outros.
Quais os tipos de rinoplastia?
Existem diversos tipos de rinoplastia, segundo a queixa, segundo a abordagem, saiba mais clicando aqui
En que consiste a rinoplastia estruturada?
Na rinoplastia estruturada aborda-se o nariz através da técnica de aberta, realiza-se primeiro um inventário do nariz, tanto interno, quanto externo e as relações anatômicas das estruturas osteo-cartilaginosas, em quesitos com tamanho, forma e posição, para depois iniciar a correção destas, através de ressecções mínimas, suturas modeladoras e colocação de enxertos de suporte, preservando a forma e a função nasal.

Generalidades sobre a cirurgia
- Duração da cirurgia: entre 1 e 4 horas, dependendo do caso
- Anestesia: Só ponta e asas (local com sedação ou geral). Nariz completo: Geral
- Tempo necessário de afastamento laboral ou dos estudos: 1 semana
- Tempo para o resultado intermediário: 3 messes
- Tempo para o resultado final: 1 ano
Neste vídeo o Dr. Gustavo Rincón Moreno executa e explica passo a passo uma rinoplastia estruturada
Caso queira saber mais sobre indicações, resultados e aplicabilidades da técnica:
[LEIA MAIS SOBRE ESTA CIRURGIA AQUI!…]
Deixe seu comentário ou dúvida